quarta-feira, 21 de março de 2012

Lei de Deus e lei de Moisés, termos Sinônimos.

O verso de 2ª Co. 13.8 diz: (Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.) Em se tratando de questões religiosas todos nós dizemos que defendemos a verdade bíblica, principalmente quando tal assunto que propomos defender já está incrustado em nossas mentes. 

Um assunto deveras interessante e de grande controvérsia no meio religioso que para mim era algo definido, mas que atualmente tem despertado em minha mente alguns questionamentos, me refiro à lei de Deus. Por mais de quinze anos acreditei que a lei de Deus era dividida em duas partes. 

Ou seja, fui ensinado por todo esse tempo que a lei dos dez mandamentos escrita nas tábuas de pedra era eterna, perpétua, lei de Deus, lei moral, Ex. 31.18 (E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

E que a lei escrita no rolo conhecida como livro da lei era a lei de Moisés, a qual continha preceitos e estatutos passageiros passiveis de serem revogados. Dt. 31. 26 (Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do SENHOR, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.) Porém, posso assegurar quão grande ilusão e essa. 

Na realidade tal doutrina só tem lugar para poder dar apoio a outros ensinamentos, mas tal ensinamento quando analisado imparcialmente não tem apoio bíblico. Digo isso baseado em uma simples questão, questão essa que passa desapercebido por todos que defendem uma dicotomia da lei de Deus, a pergunta simples é: 

Qual verso bíblico que nos mostra objetivamente que o que foi abolido foram as leis cerimoniais? Nos tempos Bíblicos, esse tipo de expressão: “moral” e “cerimonial”, não existiam, todas as normas eram leis da Torá. Quando um profeta queria falar da lei para o povo Ele não dizia: “é lei cerimonial ou esta é moral.” 

Primeiro precisamos saber o que é algo moral: é um Conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem. Bons costumes, que procede com justiça. = correto, decente, honesto, integro, justo. Existia ou não, leis morais no livro da lei? Lv. 18.7 (Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez.) Lv. 19.35 (Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.

 Esses e outros textos nos mostram que a lei moral se encontra também no livro da lei, chamado de lei de Moisés. Ao fazermos um estudo mais aprofundado veremos que lei de Deus e lei de Moisés são sinônimas, termos intercambiáveis. Mc. 7.8-10 (Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.) Ora, este mandamento não é lei de Moisés mas dos dez mandamentos Ex. 20.12 ( Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Equivocou-se Jesus aludindo a lei de Deus como lei de Moisés? De maneira nenhuma! Fato é que não existia tal separação de leis. Ne. 8. 1, 8. Reparem que no verso. 1 é dito que é o LIVRO DA LEI DE MOISÉS, mas no verso. 8 é dito: LIVRO DA LEI DE DEUS. 

Percebemos então que a palavra lei é uma coisa só. Verso (1) (Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.) Verso (8) (Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.) 

Lc 2.39, (Cumpridas todas as ordenanças segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.) Ordenanças da Lei, de “Moisés” são ditas como Lei do Senhor. Na realidade não existe lei de Moisés, mas sim lei de Deus. 

Ne. 10.28-29 (O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo e todos os que se tinham separado dos povos de outras terras para a Lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham saber e entendimento, firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus, e os seus juízos e os seus estatutos.) 

Segundo os sábios judeus a lei de Deus contém 613 preceitos entre “pode e não pode fazer” e todas elas indistintamente faziam parte da antiga aliança que Deus fez com Israel. E segundo a bíblia dois são os Mandamentos mais importantes; 

  Mt. 12. 34-39 (Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.)

Na próxima postagem continuarei a abordar o assunto...